elas transmitem mensagens.
O que isso significa?
Significa que elas não são um reflexo da realidade, nem são feitas ao acaso de modo puramente inocente, mas são historicamente construídas.
Assim, as imagens são produzidas
em um tempo específico;
por determinados grupos;
para transmitir alguma mensagem.
De forma direta ou indireta elas dizem o que determinado grupo ou pessoa gostaria de dizer. Não basta ser um grupo de destaque, é preciso que suas ideias sejam propagadas e repetidas a todo instante a partir de ícones, símbolos, imagens.
Imagem é poder:
A imagem não é real, verdadeira, mas mutável de acordo com as necessidades.
Resumindo:
Assim, toda imagem possui um discurso (seja ele maior ou menor) e traz uma mensagem, por isso, faz parte da reprodução de um sistema com ideologia própria. Assim, a literalidade das imagens é criada pela cultura e não como um dado da natureza. Ao ver uma imagem de Jesus, por exemplo, se questione por que ele está sendo representado daquela forma, já que as representações do mesmo mudaram de acordo com o tempo e local.
Uma imagem é fruto de seu tempo e dos valores contidos nele.
Ela atua socialmente como mediadora cultural. Ou seja, atua na interação das pessoas com conhecimentos prévios e novos; em sua percepção de mundo e no processo de construção de conhecimento deste mundo.
A definição do que é belo e feio, do que é seguro ou perigoso serve para a manutenção do poder. De modo que as pessoas se esforcem para ficarem cada vez mais parecidas com o padrão, tornando cada pessoa ou grupo diferente em um alvo a ser controlado e excluído.
Ao termos só imagens determinado grupo em certos lugares e posições, normalizamos sua presença ali como algo natural e estranhamos ao ver pessoas diferentes ocupando o mesmo espaço. Ex: Quem são as empregadas das novelas? Quem são os médicos? Quem são as mulheres bonitas? Quais crianças estampam campanhas felizes? Quais nos provocam estranhamento?
Todo sistema de poder é um dispositivo para produzir efeitos. Aqueles que detém poder controlam a comunicação.
Para que aqueles que detém poder consigam se garantir no comando, exercer política e manter suas regalias econômicas, precisam atuar/representar com símbolos que o legitimem naquela posição para continuarem exercendo influência sobre a sociedade, prática observada desde a antiguidade. (GONÇALVES, 2013: p.31).
“As representações do poder implicam a afirmação da competência em governar, usando as expectativas dos governados”
Se a representação imagética não faz diferença no imaginário social por que as pessoas do grupo privilegiado se incomodam tanto quando não ocupam o centro da narrativa, alegam exclusão (reversa) pelas minorias e boicotam filmes, comerciais e revistas?
E se assumem que faz diferença por que não querem que outros grupos sejam incluídos nas representações sem ser em locais subalternos?
Você já se perguntou porque a população negra é representada majoritariamente de forma negativa, vinculada a trabalhos subalternos, criminalidade e sexualidade, enquanto a população branca é retratada ocupando posições de liderança, tendo os melhores trabalhos sendo destaque e ditando padrões sociais?
Perguntas a se fazer sobre uma imagem (fotografia, pintura, desenho, propaganda, filme):
Quem a produziu?
Em que posição social seu idealizador estava inserido?
Em que tempo foi feita?
Para quem esse trabalho era dirigido e por que estava sendo feito?
Quem são os atores dessa imagem?
Qual mensagem ela quer passar?
Quando responder a todas essas questões, ficará mais fácil de entender uma imagem.
Comments